Este é um projeto de ajuda as crianças portadoras do vírus da aids.
Projeto Esperança de São Miguel Paulista PROJESP, criado a partir de uma grande necessidade de atuação social na década de 80, a assistência as pessoas vítimas de uma forte epidemia de AIDS. Pela falta de informações, recursos financeiros e os devidos direcionamentos a população acometida pela doença nessa região era uma das mais fragilizadas.
O PROJESP nasceu do de um grito de ouvir o clamor deste povo(CF 88) idealizado pela missionária irlandesa Gabriela O’Connor, com o apoio de D. Angélico Sândalo Bernardino, então Bispo católico da Região Episcopal de São Miguel Paulista. Sua proposta inicial era a capacitação de agentes de saúde para a realização de acompanhamento domiciliar dos portadores de HIV/AIDS, levando aos mesmos e seus familiares, informações, apoio e solidariedade, visando o equilíbrio psico/espiritual/físico da pessoa portadora.
A atuação da organização na esfera social é de grande notoriedade e importância na Zona Leste da cidade de São Paulo, Devido a sua experiência e competência nos trabalhos desenvolvidos o PROJESP já recebeu importantes prêmios, tendo seu trabalho reconhecido, inclusive, no exterior. Um dos trabalhos de maior destaque é o programa “Fala por mim”, criado em 1993, cujo objetivo é o acompanhamento de crianças “órfãs da AIDS” e suas novas famílias, e que existe até hoje.
Em 2010 a organização elaborou novos projetos de atendimento a população, com a intenção de estabelecer novas parcerias, buscando assim o apoio para a formação de cidadãos e cidadãs conscientes e críticos da importância de sua atuação nos diversos setores da sociedade, principalmente os de caráter econômico, ambiental, ético, cultural e social.
Fruto deste novo direcionamento, em 2011 foi firmado convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, tendo como resultado a responsabilidade pelos seguintes serviços: Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico a Crianças, Adolescentes, Jovens e Famílias em Situação de Risco (vinculado ao CRAS/CREAS Penha); dois Serviços de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (vinculados aos CRAS Itaquera e Itaim Paulista).
Nenhum comentário:
Postar um comentário