sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

IDM - Instituto Dr March

Boa tarde amigos!!!

Hoje vocês vão conhecer o Instituto Dr March que sempre auxiliou as crianças carentes.

Guilherme Taylor March – Doutor March - 1838-1922


Iniciou sua carreira como médico homeopata. Quando cursava o último ano de medicina, residira numa pensão e fora acometido de varíola. Teria, assim, de ser removido para um hospital. Para evitar isso, a proprietária da pensão, espírita convicta, com sua aquiescência, ocultou-o em cômodo afastado as casa e assumiu seu tratamento, medicando-o com homeopatia, sem assistência médica. Tendo sido curado sem nenhuma seqüela, o jovem estudante tomou-se de simpatia pela ciência de Hahnemann e logo iniciou a estudá-la com afinco e desvelo. Uma vez diplomado, adotou a homeopatia como prática clínica, cuja eficácia havia constatado. Pelos imperativos da profissão, tão logo tomou contato com a miséria e o sofrimento, pode ver claridades divinas balsamizando as chagas que cruciam os corpos, almas e corações, compreendendo que o verdadeiro Deus era inteiramente estranho àquele que conhecera no colégio. A divina justiça baseara a diversidade do destino do homem em razões poderosas que correspondiam aos interesses de cada um deles. Na memória lhe surgiram as duas figuras que agitaram a sua mocidade de modo marcante e inconfundível: sua hospedeira, dedicada enfermeira, curando-o da pertinaz enfermidade, e o velho Nascimento, médium receitista, que enxugava lágrimas e espalhava sorrisos com as curas que operava através da homeopatia, sem ser médico. Ambos eram espíritas...Passou a estudar as obras de Allan Kardec e tornou-se adepto da nova Doutrina. Dr. March despediu-se da vida física no dia 21 de Junho de 1922, após 84 anos de vida laboriosa, inteiramente dedicada ao bem e à fraternidade. A Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro fundou e, atualmente, o Instituto Espírita Bezerra de Menezes mantém a Creche do Instituto Dr. March, na rua Desembargador Lima Castro, 235 no bairro Fonseca.
A creche atende cerca de 200 crianças carentes, de dois a seis anos, recebendo apoio educacional, emocional e incentivos para a construção de uma vida mais digna 

GUILHERME TAYLOR MARCH
 foi o médico dos pobres.

Poucos poderão conhecer a magia dessa pequena frase.

Médico dos pobres; poucos poderão perceber o que é a riqueza do Espírito que veio à terra com a missão de socorrer os infelizes e dela se desincumbir vitoriosamente. A missão do benfeitor é uma das mais espinhosas de quantas missões existem, pelas quedas a que está sujeito o missionário.         
Preciso é que seu espírito de sacrifício não tenha desfalecimentos; que o seu coração seja aberto à piedade e o amor ao próximo, e que estes sejam profundos para lhe darem coragem nos momentos de desalento; que tenha uma força de vontade férrea para prosseguir no seu mandamento, apesar das ingratidões , apesar da pobreza, apesar das inclemências, apesar das lutas e dificuldades de toda ordem que acompanham o altruísta em sua trajetória.

Raro voltava da casa do enfermo com os seus honorários médicos. Tinha a alma cheia de piedade e amor ao próximo, mas os bolsos vazios. Homem pobre, seu caixão ficou submergido por uma verdadeira montanha de flores.E lavado por uma verdadeira torrente de lagrimas . O povo enchia-lhe a casa, e as adjacências, e se perdia rua a fora. Por onde o enterro passava, as ruas ficavam repletas, o transito paralisado. E todos diziam, com o lenço nos olhos: - Ali vai o médico dos pobres.”

Jornal O Espírita Fluminense

Histórico do Instituto Dr. March

Na sede da federação espírita do Estado do Rio de Janeiro, realizou-se às vinte horas do dia 30 de agosto de 1922, uma reunião em homenagem ao dr. GUILHERME TAYLOR MARCH, cognominado o “Médico dos Pobres “ e que desencarnara no dia 21 de junho daquele ano.

Foi orador da memorável noite o Dr. Ramon Benito Alonso, que discorreu sobre a vida do apóstolo da caridade em sua ação humanitária, como médico e como cidadão fiel cumpridor dos seus deveres, e para encerrar sua brilhante oração apelando para os presentes para que desenvolvessem suas atividades em prol de uma concretização do apostolado do ilustre homenageado, um bom, um justo, um sábio; propôs como porta-voz de um grupo de abnegados, a fundação do “Orfanato Dr. March,” idéia que recebeu integral aprovação de todos os presentes como o saudoso dr. Vianna de Carvalho.
Lançada a idéia foram recolhidos os óbolos dos presentes a fim de que se iniciassem os trabalhos para a realização da grande obra, tendo sido nesse dia recolhida a quantia de (cr$ 400,00), entregue ao Prof. Edmundo March para depositá-la em nome do Orfanato Dr. March numa conta na Caixa Econômica.

No dia 03 de novembro de 1923 realizou-se a primeira assembléia geral, ainda na sede da FEERJ tendo presidido a ela o sr. Álvaro Saramago, presidente da diretoria provisória, juntamente com os srs. Francisco Ramos e Arnaldo Fortes, respectivamente tesoureiro e secretário da mesma diretoria.

Depois de aprovado o relatório e o balanço geral do movimento de setembro de 1922 a outubro de 1923, foi organizada uma comissão elaboradora dos estatutos.

Em 1929, foi realizada uma assembléia geral extraordinária dos sócios da nossa federação em conjunto com os do Orfanato Dr. March, sob a presidência do sr. Arnaldo Fortes, presidente da FEERJ, e com a presença do sr. Álvaro Saramago presidente da diretoria provisória do orfanato quando ficou deliberada a incorporação do orfanato como obra assistencial da FEERJ.

Feita a incorporação não esmoreceram os obreiros da grandiosa tarefa e assim, no dia 03 de outubro de 1932 era assentada a pedra fundamental do edifício destinada a esta obra de amparo à infância, no terreno situado à rua Desembargador Lima Castro 235, nesta cidade, perante grande número de representantes de entidades espíritas, o Sr. José Rodrigues Ferreira representante da FEB, autoridades civis e o Sr. Edmundo March representando a Família March e muitos outros cujos nomes encontram-se em ata lavrada à época do acontecimento.

INAUGURAÇÃO DO ORFANATO DR. MARCH - 30 de outubro de 1934



INSTITUTO DR. MARCH
Campanha Amigos da Creche do Instituto Dr. March
Deposite sua doação no Banco Itaú
Agência 6077
Conta  01675-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário